domingo, 31 de maio de 2015

Mudanças

Sabonetes glicerinados


Esta é a primeira postagem para iniciar este blog 
SABÃO DO MATO.
Em 2008, quando mudamos para uma área rural,
 algumas coisas trazidas na nossa bagagem 
começaram a deixar de ser importantes, 
outras já foram jogadas fora 
e outras começaram a ser repensadas sobre o seu uso, 
o sabão, o sabonete, o xampu, a pasta de dente. 
Neste ano havíamos retornado de um lugar muito quente.
No meu aniversário todas as amigas trouxeram 
sabonetes, óleos e cremes hidratantes, 
de todas as marcas consideradas amigas da natureza. 
rsrsrsrsrs... 
Imagino que elas acharam minha pele muito envelhecida, vindas de terras quente.
Começamos a fazer sabão para lavar a lã de ovelha e assim  confeccionar acolchoados de lã de ovelha para nos aquecer. Estávamos em maio e o frio estava muuiito intenso aquele ano.
Tempos depois, com calma, coloquei todos os sabonetes, 
um de cada marca, lado a lado,
 inclusive um de oitenta centavos que havia comprado no mercado e comecei a ler os ingredientes dos mesmos. 
Comecei a ler nomes impossíveis de falar, mas até aí nada, pois sabia que a química tem nomes estranhos.
 Li os ingredientes do segundo rótulo e achei semelhança nos meus grunhidos...voltei para o primeiro e comparei:
 muitos ingredientes iguais. 
Fui para o terceiro...para o quarto...para o quinto, o que havia comprado no mercado, comparação após comparação...
cheguei a uma conclusão estranha: 
eles tinham os mesmos ingredientes 
e o que os diferenciava era a erva ou o óleo ou a semente que colocavam para amaciar, hidratar, esfoliar 
e cada um com sua essência particular. 
 Somos muito lentos nas mudanças, mas começamos.
 Meu marido e eu resolvemos que compraríamos glicerina 
e eu faria nosso sabonete.
E assim comecei nos sabonetes glicerinados ...
achando que havia feito uma escolha melhor. 
Para começar retirei o lauril e, depois de uns meses retirei os corantes, e  depois as essências e os extratos glicólicos industriais.
 Os anos passaram, meus sabonetes serviam para presentear...
mas algumas pessoas mais conservadoras 
não gostavam porque não fazia espuma. 
Não adiantava explicar que o componente que faz espumas é prejudicial a nossa saúde..
 Mesmo assim iniciei as primeiras vendas de 
sabonetes glicerinados.
 Tenho uma natureza aventureira e fiz muitos testes com diversos produtos. 
Gostei muito das argilas para dar cor. 
Por sorte encontrei argilas orgânicas.
 Troquei as essências por óleos essenciais e óleos macerados com plantas orgânicas do meu quintal.
Fiz um estudo de glicerinas e descobri componentes sódicos.
 Huummm!
Aprofundei um pouco mais sobre o estudo da soda e dos sabonetes que tem soda na receita.
 Tinha entendimentos errôneos sobre a soda no sabonete.
   Descobri o mundo
da SABOARIA ARTESANAL CONTEMPORÂNEA, 
com suas químicas,
da SABOARIA ARTESANAL ANCESTRAL , com sua sabedoria testada geração após geração,
e da SABOARIA NATUREBA, 
com sua observação contínua das plantas e suas possibilidades.

  Fiquei apaixonada pela ideia de poder testar minha capacidade de usar muuuiitas ervas... sementes... óleos,...onde a criação, a sensibilidade, a intuição são os meus limites!
 Comecei a me preparar para este passo.
Fui comprando, aos poucos,
 lembre-se sou lenta nas mudanças, os materiais necessários para dar meus primeiros passos neste novo mundo.
 Este ano tive a coragem de iniciar os experimentos saboeiros.
Depois de curados escolhi cinco pessoas e mais nós dois, para testar estes experimentos.
 O que escutava era música nos meus ouvidos! 
Estou aprendendo também a lidar melhor com 
mundo virtual.
Fiz um curso básico 
no blog blogger.bloguero.pro

com o Marcos Lemos, de forma gratuita.
Mesmo com parcos conhecimentos consegui acompanhar cerca de 70% do que ele explicou.
 Neste momento achei que era a hora de compartilhar meus experimentos  saboeiros e resolvi iniciar este blog.
 Tenho dois outros blogs
 estampariavegetal.blogspot.com

 onde compartilho minhas aventuras no mundo das cores, e
filzenlestorck.blogspot.com

blog que tem a lã de ovelha como centro mas compartilho também outros assuntos, inclusive alguns experimentos de sabonetes glicerinados.

Vamos nos falando!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário